sábado, 31 de março de 2012

PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA: APRENDIZAGEM

Trecho extraído do livro : PSICOMOTRICIDADE TEORIA E PRÁTICA  - ESTIMULAÇÃO, EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA COM ATIVIDADES AQUÁTICAS.Jocian Machado Bueno

APRENDIZAGEM

        A aprendizagem é a soma de todas as experiências, reflexões e exercícios,os quais se modificam em cada novo processo.
             Existem vários métodos que podem ser aplicados ao indivíduo, mas o objetivo de todos eles é único: que o mesmo aprenda. Para tanto, precisa manter um bom nível de motivação.


                A motivação positiva da aprendizagem ocorre quando, ao receber informações do professor ou terapeuta através do conteúdo oral e motor, demonstrações práticas etc., o aprendiz é capaz de dominar o exercício e as informações e assim manter-se motivado a aprender mais, melhorando e atingindo o nível de expectativa de se auto superar. Se o aluno interessa-se em perceber o que o rodeia, se o meio e o educador o estimulam para as possiilidades de inserir-se nas situações e gerar alguma ação produtiva, a aprendizagem certamente se estabeleceu.

                                 
          ... A aprendizagem baseada no diálogo, no prazer, no afeto, em experências vivenciadas, é percebida como estimulante e incute pouco a pouco sentimentos como confiança, amor próprio, empenho  e força de vontade no aluno. Associados a estes sentimentos diretos, surgem os indiretos , como reconhecimento, gratidão, individualidade e sociabilização já que para aprender alguma coisa precisamos nos relacionar com algo.




              A partir do momento em que o processo de aprendizagem é caracterizado pela participação do aluno e do educador com troca de experiências , o relacionamento contribuirá para o desenvolvimento da criança como um ser-no-mundo. Para uma troca efetiva, é fundamental a percepção, a aceitação e o reconhecimento das duas partes envolvidas. ...

                     ...corpo que aprende é corpo que se relaciona...


Nenhum comentário:

Postar um comentário