segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EAL - ESPAÇO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS ( contra-turno)

EAL - ESPAÇO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS


A finalidade de tal programa é favorecer ao participante um espaço de educação não-formal, com atividades que possibilitem a construção da sua personalidade, a compreensão da realidade, despertando o interesse e auxiliando-o na participação social. Através do brincar, do relacionamento interpessoal e da criatividade em um ambiente lúdico, de prazer, não-estressante para a criança, propiciam-se dinâmicas que desenvolvam a criança, pautada em seus desejos e necessidades, qualificando seu tempo extra-curricular, sua vida e bem-viver.
O trabalho desenvolvido no Espaço de Atividades Alternativas (EAL) é feito em equipe interdisciplinar, baseado na Psicomotricidade e nas Inteligências Múltiplas, em planejamento interativo e variado, de acordo com as necessidades e potenciais dos integrantes de cada grupo.
A filosofia do trabalho apoiada nas Inteligências Múltiplas parte do princípio de que toda a criança possui inúmeros talentos e habilidades, com perfis cognitivos e de ação diferentes uns dos outros e individuais, devendo ser estimulada na sua totalidade para que se perceba também de forma global e possa apoderar-se das “ferramentas” de ações propícias a cada situação. A Psicomotricidade desenvolve suas atividades a partir do olhar na criança que tem um corpo em movimento, nas suas relações internas e externas e, portanto, também a vê em sua totalidade, através do movimento e da ação.
 Essa metodologia se desenvolve a partir de um ambiente afetuoso de trocas e estímulos onde o indivíduo participa, coopera, constrói internamente e socialmente com conhecimentos significativos, apropria-se deles, podendo os mesmos ser transformados e utilizados em sua vida e no exercício para a cidadania.
O acompanhamento do menor acontece no decorrer de todo o processo, através de suas produções verbais, artísticas e motoras, associada a reuniões semanais entre os profissionais da equipe envolvida com a criança em questão. Também são realizadas reuniões semestrais com os pais e quando possível, reuniões e contatos com e escola e profissionais externos que possam atendê-la.
Todas as propostas do EAL, por constituírem uma grade de horários no turno contrário ao período escolar, visam desenvolver sua evolução global, dividindo-se em fixas e móveis.
As atividades envolvem acompanhamento de suas necessidades básicas e do desenvolvimento humano. São elas: Natação (COM ENFOQUE NA Psicomotricidade Aquática), Autonomia pessoal após a natação no banho, e a Hora do lanche, Teatro, Musicalização, Atividade psicomotora, Grupo de Psicomotricidade Relacional, Brincadeiras de Pátio e Mão na massa.
A equipe do Espaço de Atividades Alternativas (EAL-CONTRA-TURNO) desenvolve seu trabalho de forma transdisciplinar, ou seja, a inter-relação entre os mesmos é condicional, real e intensiva, onde para cada atividade desenvolvida dois profissionais de áreas distintas participam de forma ativa daquela atividade. O corpo profissional envolve atualmente educadores habilitados e especialistas na Psicomotricidade, na Pedagogia, na Educação Física, e como apoio quando necessário, na Psicopedagogia, na Fisioterapia, na Fonoaudiologia e na Psicologia.


Segue então uma explicação das atividades constantes na grade horária:
 

Mão na Massa – (atividade voltada para a integração sensorial, a coordenação motora fina e as habilidades manuais associadas a construção de brinquedos e execução de atividades contextualizadas, nas quais a exploração visomanual é predominante. Assim utiliza-se de técnicas de modelagem, de recorte com as mãos e com a tesoura, picado, punção, dentre outras, favorecendo a partir da produção continuada perceber os diferentes ângulos, o reconhecimento das relações espaciais e de forma, a representação gráfica a partir do desenho e da pintura bem como a manipulação livre de diversos materiais.

Natação - baseia-se na Psicomotricidade Aquática (concepção metodológica de autoria de BUENO, 1998) a qual representa uma das formas de estimular as potencialidades da criança utilizando a água como meio, trabalhando a relação da mesma com o espaço, com o objeto, com o outro e consigo mesmo; baseia-se na criatividade e espontaneidade, e ambas devem surgir naturalmente, sem serem comandadas de forma lúdica e recreativa. O trabalho com os conteúdos da natação vem associado às descobertas corporais e explora as capacidades de ambientação ao meio líquido (flutuação, mergulho, respiração, deslocamentos, giros e saltos) seguindo para a aprendizagem dos estilos, de forma lúdica e integrada, proporcionando aos alunos os benefícios da natação: melhora na capacidade cardiorrespiratória, no tônus, na coordenação, no equilíbrio. Desenvolver habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, a noção espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança.
Em síntese, explora todos os conteúdos da natação até a aprendizagem dos estilos; na faixa de 3 a 5 anos tem componentes lúdicos em maior número, promovendo, paulatinamente, a descoberta e o domínio do meio líquido de forma organizada.

Autonomia no banho –a Autonomia pessoal após a natação é realizada no banho, na orientação dos cuidados próprios na higiene e vestimenta; sendo acompanhado por profissional do mesmo sexo, com formação na educação.

Lanche –no lanche explora-se a autonomia e muitas vezes se produz o lanche com as crianças. Ë o espaço destinado à alimentação e também à autonomia pessoal e social na mesma; estando atenta ao aspecto nutrição acima de tudo.

Brincadeiras de Pátio –Desenvolvidas tanto ao ar livre como em espaços fechados, representam atividades em grupo, como músicas cantadas, jogos ao ar livre e interativos visando promover a socialização e a compreensão dos papéis sociais a partir do lúdico e do brincar. Visam o resgate das brincadeiras infantis das gerações anteriores e favorecem os momentos de espontaneidade, descontração e criatividade necessárias para a manutenção da saúde mental na rotina cotidiana.

Grupo de Psicomotricidade Relacional – 6ª.s 7:45 às 8:30h - A atividade, desenvolvida em grupo tem uma conotação voltada para as relações que a criança estabelece com o outro, com o espaço, com os objetos e consigo mesmo. A partir de variadas situações lúdicas e na forma do jogo simbólico, cada criança, através das variadas expressões corporais, vai se percebendo em seu corpo, com suas possibilidades e dificuldades, enfrentando-as pouco a pouco. Assim promove a percepção de si mesma, aprendendo a usar suas estratégias de ação para operar efetivamente na vida. Por ter uma base psicoafetiva, vai permitindo a cada criança deparar-se com suas emoções e agir com tais componentes em suas atitudes, aprendendo a superar a satisfação apenas dos impulsos instintivos, a adiar a recompensa imediata, a acessar os próprios sentimentos, a discriminá-los e usá-los para orientar o seu comportamento. Agindo e brincando com os colegas, profissional e com os objetos, desenvolve a cooperação, a habilidade de comunicação verbal e não-verbal, a percepção de diferentes estados emocionais, a mediação e a solidariedade, a capacidade de liderança, a resolução de conflitos, a análise social e assim organiza-se nas relações.

Musicalização –visa desenvolver o senso de musicalidade e de harmonia de cada criança. Abrange a discriminação de sons, a percepção de temas musicais, a sensibilidade para ritmos, texturas e timbres e para reproduzir músicas. Ainda desenvolve a linguagem por conta do som das palavras nas músicas, bem como na memorização e expressão das músicas cantadas. Utiliza-se de movimentos corporais, instrumentos básicos de sopro e percussão, bem como CD’s com músicas.

Brinquedoteca –visa atender as necessidades lúdicas e afetivas das crianças, desde a escolha de brinquedos e a interação com os mesmos, na exploração e manipulação dos mesmos, permitndo através da mediação absorver criativamente informações sobre o mundo exterior, enquanto simultaneamente expressa pensamentos, sentimentos e frustrações sobre o seu mundo interior.

Contação de histórias e Teatrinho  -  atividade realizada em grupo, na qual se explora a contação de história a partir de imagens, livros e recursos áudio-visuais, fantoches e objetos simbólicos, propiciando a interação das crianças em uma atividade dialogada.

Construção de Jogos –explora-se a questão da coordenação e as habilidades manuais associadas à construção de jogos. Na interação com diversos materiais, produzindo brinquedos sobre os quais possa interagir posteriormente.

Integração Sensorial –proposta de estimulação que visa organizar as sensações do próprio corpo e do ambiente, para a criança aprender a utilizar suas potencialidades a partir dos seus sentidos. Está associada à estimulação sobretudo dos sistemas somatosensorial, dos sistemas tátil e vestibular-proprioceptivo . Também tem a intenção de promover um espaço em que se dá prioridade a atividades voltadas à atenção e à estimulação tátil, auditiva e visual, a partir de atividades curtas e interativas que favoreçam o aumento de concentração, a tomada de decisões e a associação cognitiva com as atitudes prioritariamente.




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