domingo, 4 de setembro de 2011

Natação Infantil para Alunos com Necessidades Especiais

Natação Infantil para Alunos com Necessidades Especiais
Jocian Machado Bueno


   O contato do homem com o meio aquático incide diretamente sobre seu corpo, seus comportamentos e atitudes.
A atividade de natação infantil promove a perspectiva inclusiva vigente na atualidade, e estabelecendo-se alguns cuidados torna-se possível promover o seu pleno desenvolvimento, juntamente com os demais alunos.
Cada aluno, com seu diagnóstico variável, possui características próprias, como no caso da criança com TDAH, Síndrome de Down, deficiência motora, dentre outras. Tais características devem fazer parte dos objetivos traçados pelo professor, e serem mesclados na metodologia de aula ali proposta, a partir de atividades lúdicas e psicomotoras diversificadas associadas aos conteúdos formais da aprendizagem aquática, desde a adaptação ao meio líquido até o aperfeiçoamento dos estilos de natação. 
Nas turmas regulares de natação, com alunos com necessidades especiais incluídos, o aumento do número de experiências psicomotoras aquáticas promoverá o autoconhecimento corporal, o controle dos gestos, promovendo uma adequada socialização e influenciando positivamente para a qualidade do movimento diário do indivíduo. 
Toda a inserção em turma regular de natação infantil deve ser cuidadosamente estabelecida, e somente quando a criança possui a capacidade de adequação aos princípios pedagógicos e didáticos de uma aula de natação ela estará apta a freqüentar um grupo. 
Quando o comprometimento global é tal que a criança não consegue se apropriar das variáveis de estimulação advindas do ambiente e nem se apropriar dos conteúdos da natação, muitas vezes ela deve passar por um atendimento personalizado, mais focado na estimulação de suas capacidades básicas psicomotoras, e à medida que vai atingindo os pré-requisitos de perceber-se e atuar sobre o meio, poderá passar para um trabalho individual compartilhado e posteriormente atingir o status da participação em grupo na natação.
Para que tais conquistas sejam efetivadas, o empenho e a concretização de tais etapas dependerão de um profissional capacitado e com formação suficiente para tal, formação esta que transcenda os conteúdos da natação e que atinja uma formação continuada voltada para o desenvolvimento infantil, para os aspectos psicomotores e sócio-emocionais, para que tenha plenas condições de estabelecer a relação de ajuda necessária para cada aluno inclusivo na aprendizagem da natação.

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