quarta-feira, 20 de julho de 2011

FONOAUDIOLOGIA

A ESTRUTURAÇÃO DA LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO FAZEM PARTE DO CORPO.

QUANDO A CRIANÇA NASCE APRESENTA JÁ ALGUNS PROCESSOS FISIOLÓGICOS QUE DEPOIS VÃO PARTICIPAR NA FUNÇÃO DA LINGUAGEM. ESTES SÃO, PRINCIPALMENTE, A RESPIRAÇÃO, A SUCÇÃO, O GRITO E O CHORO.
O ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO COMEÇA DESDE TENRA IDADE.
O BEBÊ É ESTIMULADO NA DEGLUTIÇÃO, FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA FACIAL.
A LINGUAGEM FALADA, NO QUE SE REFERE AO COMPONENTE FÍSICO, OBEDECE À COMPLICADOS MECANISMOS NEUROMUSCULARES, CUJA AÇÃO NORMAL BASEIA-SE EM UMA COMPLEXA E DELICADA SINERGIA FUNCIONAL
A FALA INSTALA-SE SOBRE FUNÇÕES VITAIS PARA O SER HUMANA, ESSENCIALMENTE, RELACIONADAS COM A ALIMENTAÇÃO ( SUCÇÃO, MASTIGAÇÃO, DEGLUTIÇÃO) E A RESPIRAÇÃO.
TODOS OS ELEMENTOS DO APARELHO FONADOR, EM CONJUNTO, FORMAM UMA CAVIDADE DE INTRINCADAS CARACTERÍSTICAS E, QUE SE ESTENDE DESDE OS PULMÕES ATÉ OS LÁBIOS. A FORMA DESTA CAVIDADE PODE VARIAR, ENORMEMENTE, PELOS MOVIMENTOS DOS ÓRGÃOS QUE A CONSTITUEM.
DISTINTOS AUTORES, COMO FROESCHELS, JELLINEK, PALMER RECONHECENDO OS PRÉ-REQUISITOS FISIOLÓGICOS, TEM ASSINALADO A NECESSIDADE DE EXERCITAR OS MOVIMENTOS PRIMÁRIOS PRÉ-LINGÜISTICOS DE SUCÇÃO, MASTIGAÇÃO E DEGLUTIÇÃO, COMO PRECURSORES DA FALA.  Manual de Terapia da Palavra, Anatomia, Fisiologia, Semiologia e o Estudo da Articulação e dos Fonemas . M.B. Canongia

Nenhum comentário:

Postar um comentário